Hoje em dia temos diversas opções de tapetes de yoga no mercado. As variações vão de diferentes tipos de materiais, espessura, design, tamanho e a lista só cresce.
Porém, com muitas opções aumenta também a nossa dúvida em qual escolher.
Afinal, o nosso tapetinho é o nosso templo durante a nossa prática. Devemos nos sentir seguros, confortáveis e sem incômodos para que possamos nos conectar ao máximo com o momento presente.
Além disso, durante a nossa prática nosso corpo inteiro entra em contato com o material do tapete, por isso, é importante que o material não cause nenhum dano a nossa saúde e também a saúde do nosso planeta.
Ok, mas como isso tudo se traduz em especificações na hora de você escolher seu tapete?
Visando esclarecer algumas dúvidas, a zenhood preparou o seu guia definitivo para escolher o seu tapete:
A espessura do tapete está diretamente conectada ao conforto, caso ele seja muito fino você pode sentir o seu joelho, como por exemplo na postura Anjaneyasana (lua crescente). O oposto também pode acontecer, caso ele seja muito grosso você pode se sentir menos estável em posturas de equilíbrio em pé.
No mercado temos tapetes que vão de 1,5mm e 10mm, ou seja, temos todos os tipos de espessura o que torna a escolha uma decisão não tão trivial.
A zenhood trouxe para seu portfólio as espessuras mais indicadas: 4,5mm e 6mm.
Essas espessuras nos garantem conforto e equilíbrio para qualquer postura.
Classificamos o material como o tópico mais importante da lista de decisões que devemos fazer ao escolher nosso tapetinho. O material do tapete é o que irá definir sua textura, aderência, durabilidade, sustentabilidade e densidade. Além de levar essas características em consideração para sua escolha, reflita também sobre os tipos de práticas que você está acostumado a fazer.
Os tapetinhos mais comuns e regulares são feitos de PVC, porém recentemente muitos estudos têm levantado uma bandeira de alerta com relação a esse material devido ao seu processo de fabricação e possíveis impactos negativos a nossa saúde.
Por isso, todo o portfólio da zenhood é feito de materiais não-tóxicos.
Além disso, a maioria dos tapetes de PVC vão se desmanchando ao longo do tempo, o que torna sua durabilidade curta.
Com isso, os tapetes feitos de TPE estão ganhando os corações dos praticantes devido a sua produção mais sustentável, qualidade e maior aderência quando comparado ao PVC.
A zenhood possui em seu portfólio a coleção zenhood One - melhor amigo das práticas mais leves à moderadas. Muito indicado também para quem procura um tapete para outros exercícios além do Yoga.
Caso aderência seja a sua prioridade na lista de benefícios de um tapete, você deve levar em consideração o combo borracha natural + PU.
Esse material confere tração suficiente nas posturas para que você não fique deslizando pelo tapete, mesmo que a prática te exija muita transpiração (Power Vinyasa, Ashtanga Yoga, Rocket Yoga, Hot Yoga, por exemplo).
Os mats de PU são os mais indicados pelas grandes marcas internacionais e famosos instrutores devido a sua qualidade incomparável.
A zenhood não poderia deixar de trazer essa qualidade máxima e possui em seu portfólio a coleção zenhood PRO.
Para definir o tamanho tenha em mente de sempre considerar o seu tipo de corpo na decisão.
Se você for alto(a), importante conferir o comprimento indicado nas especificações. Quem nunca se deparou com alguém muito alto durante a prática que acabava tendo um tapetinho muito pequeno?
A altura média do brasileiro é de 1,73m. Por isso, a zenhood escolheu para seu portfólio o comprimento de 1,83m.
Porém, além do comprimento do tapete, precisamos levar em consideração também a largura que no geral variam entre 60cm e 68cm.
Nosso coleção zenhood ONE possui 61cm de largura e a coleção zenhood PRO 68cm.
Essas explicações te ajudaram na escolha do seu tapetinho? Conta pra gente!
Caso tenha ficado alguma dúvida, ou queira algum indicação mais personalizada nos mande uma mensagem :)